História da IPV

A IPV foi organizada em 12 de agosto de 1965, por ocasião do 106o. aniversário da chegada do missionário presbiteriano Ashbel Green Simonton ao Brasil.

A Comissão Executiva do Presbitéro de Juiz de Fora, sob a presidência do Rev. Oséias Heckert, reuniu-se no templo da então “Congregação Presbiterial de Viçosa” à Av. Bueno Brandão, 18 – Centro, com a finalidade de proceder a organização da IPV.

O culto de organização da igreja foi celebrado pelo Rev. Oséias Heckert.
O rol de membros comungantes constava de um total de 79 membros, sendo 42 comungantes e 37 não comungantes (menores). Vários dos membros fundadores estão conosco até hoje. Naquela data foram eleitos três presbíteros e três diáconos. O Conselho da IPV reuniu-se pela primeira vez no dia 15 de agosto de 1965.

O prédio atual, na avenida mais movimentada da cidade, foi inaugurado em 1978.
A IPV gerou filhos e filhas: A Rebusca, entidade de ação social, fundada em 1982; o Centro Evangélico de Missões, organizado em outubro de 1983; a Igreja Presbiteriana do Vale do Sol, organizada em 1984 e a Comunidade Presbiteriana, organizada em 2001.

Desde o seu início a IPV mantém estreita relação com estudantes e tem se envolvido com missões em seus vários aspectos. Por isso apóia a ABU – Aliança Bíblica Universitária, o Projeto Água Viva, o CEM, a Rebuscca e tem apoiado seus membros que passam um período fora do país, para estudos ou trabalho, enviando-os como “missionários Fazedores de Tendas”, além de participar do sustento de alguns missionários locais e transculturais. Temos trabalhos nas cidades vizinhas de Coimbra, Teixeiras, Ervália, Paula Cândido e Divinésia, assistidos por um obreiro regional.
O pastor da Igreja é o Rev. Jony Wagner de Almeida. A IPV tem ainda o Rev. Elben Magalhães Lenz César (primeiro pastor) como Pastor Emérito e o Rev. Angelo Pinheiro de Andrade exercendo a função de Obreiro Regional.

NOSSO ENDEREÇO
Av. P. H. Rolfs, 275  - Centro – Viçosa, MG - CEP 36570-000